Porto Alegre: Troyano Arquitetura vence Prêmio IAB/RS – Ciclovia Ipiranga

Casa Dotti no ArchDaily
11 de março de 2021

IAB-RS anuncia projeto vencedor da Ciclovia em Porto Alegre

Guard-rail da ciclovia da Ipiranga vai usar plástico reciclável para minimizar impactos.

O guard-rail da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, vai usar plástico reciclável. O material servirá para minimizar impactos. A definição do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira. O trabalho é do arquiteto Rodrigo Troyano e havia sido pré-selecionado entre 37 projetos enviados para o Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IAB-RS). Ao fim do concurso, foi selecionado por uma comissão entre três finalistas. O resultado da votação foi unânime. O arquiteto vencedor receberá em torno de R$ 4,5 mil referentes a 40 horas de trabalho.

Pelo projeto selecionado, cada metro do guard-rail vai custar R$ 150. A estimativa é que o investimento total com a proteção seja de aproximadamente R$ 1,9 milhão. A instalação deve começar ao longo do mês de fevereiro.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, ficou satisfeito com o modelo de guard-rail escolhido.
— O custo de R$ 150 por metro era um dos critérios para que os projetos fossem apresentados. Além disso, teria de ser com um material de fácil obtenção, com mais de um fornecedor, para que a EPTC possa adquirir no mercado e fazer a manutenção quando houver necessidade — disse Cappellari — O projeto pode passar por alguns ajustes, mas faremos reuniões técnias para concluir tudo o mais rápido possível — concluiu.

A escolha do guard-rail ocorreu 20 dias após o início de uma polêmica que envolveu especialistas e repercutiu entre internautas. A controvérsia ocorreu por causa do modelo apresentado inicialmente pela prefeitura. Feita em toras de eucalipto, a proteção foi alvo de duras críticas de arquitetos e urbanistas e provocou intenso debate nas redes sociais. Com isso, a prefeitura resolveu pedir ajuda de arquitetos para definir o modelo.

Estimativa da EPTC indica que para cada quilômetro da ciclovia sejam gastos R$ 250 mil. Como são 9,4 km da estrutura entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho, o valor estimado apenas para ciclovia seria de aproximadamente R$ 2,3 milhões.

A obra pronta, inclusive com o guard-rail, deve ser entregue até o fim de 2012.

Fonte: IAB/RS – http://iab-rs.blogspot.com/2012/01/iab-rs-anuncia-projeto-vencedor-da.html

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