Casa da Lagoa
15 de maio de 2023

Sede do CAU SC

4° lugar no Concurso Nacional para reforma da nova Sede do CAU SC

“O CAU/SC preconiza uma edificação funcional, sustentável, que preze pelo conforto ambiental, com baixo custo de manutenção, com uso de materiais e técnicas atuais condizentes com a economicidade e praticidade das construções”. Esta citação encontra-se no Termo de Referência disponibilizado aos candidatos do concurso CAU SC e serve como base para as premissas do nosso projeto: FUNCIONALIDADE, SUSTENTABILIDADE, CONFORTO AMBIENTAL, ECONOMICIDADE, PRATICIDADE.

“Nosso projeto tem como objetivo utilizar o Edifício Diva da forma mais próxima possível de sua condição atual, evitando demolições desnecessárias que gerem resíduos. Buscamos atender ao programa proposto, intervindo no edifício existente apenas na medida necessária.


“As únicas partes “a construir” no edifício são a nova escada protegida, exigida pela legislação, e o auditório para eventos no ático. Quando somadas ao conjunto, essas intervenções conferem à edificação uma arquitetura de caráter racional, sem arranjos formais desnecessários, com foco na economicidade, praticidade e na exequibilidade real do projeto.

 

SITUAÇÃO EXISTENTE


O edifício Diva é escolha acertada do Conselho, que promove o uso de edificações existentes em área urbana consolidada, servindo como indutor de vitalidade urbana na região. O partido proposto aproveita ao máximo a edificação existente, priorizando a redução do consumo de energia e o bem-estar dos ocupantes.

LEGISLAÇÃO


A nova escada protegida foi projetada atendendo a legislação de incêndio, enquanto a expansão da caixa do elevador dará acessibilidade a níveis além do pavimento 4. Serão executadas de modo a não interferirem na circulação vertical existente, permitindo que o prédio continue em uso durante todo o processo de construção.

TÉRREO E ÁTICO


Desempenham um papel fundamental no projeto como elementos de integração entre os usuários, a arquitetura e a paisagem. Foram pensados como praças permeáveis ao contexto urbano, servindo como um meio de diálogo contínuo entre o espaço interno e o ambiente externo, amenizando a fronteira entre o público e o privado.

AUDITÓRIO/EVENTOS


Pousa como cobertura sobre a praça do ático, leve, permeável. Múltiplo, pode se fechar acusticamente para servir de auditório ou manter-se aberto para eventos, oficinas e outro usos, permitindo tanto integração quanto privacidade. É interligado ao ático por escada própria, comunicando de forma direta os dois pavimentos.

FECHAMENTO


Parede oeste cega, protegendo do sol agressivo da tarde, acompanha e se alinha ao avanço da nova escada, conferindo unidade ao conjunto. A partir destas duas “divisas” apoiam-se as proteções solares fixas e móveis da fachada norte, garantindo menor consumo energético e maior conforto térmico aos usuários do edifício.

 
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC
4° Lugar | Sede do CAU SC